Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood





Não sabe como fazer a gestão de pedidos no iFood? Você pode fazer isso de forma bem simples. 

Para quem está começando a usar o aplicativo iFood nas vendas por delivery, a plataforma e os aplicativos podem causar algumas confusões e acaba intimidando um pouco.  

Mas essa não precisa ser uma tarefa difícil. Existe como fazer a gestão de pedidos no iFood pelo computador ou pelo celular, e você pode escolher o meio que preferir.  

Nos dois casos, a gestão de pedidos iFood não pode ser feita pelo mesmo aplicativo usado pelos clientes, e nem pela versão para os entregadores.

Isso porque existem outras maneiras de fazer a gestão de pedidos no iFood, através de apps e plataformas específicos para os estabelecimentos parceiros (restaurantes, lanchonetes, mercados, farmácias, etc.). 




Também existem possibilidades para complementar a gestão de pedidos iFood com outros meios, e facilitar a sistematização do seu serviço. 

Gestão De Pedidos iFood
Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood

Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood

Para começar a falar sobre como fazer a gestão de pedidos no iFood, vamos começar por onde você pode fazer isso.




Você escolhe entre usar o seu celular ou seu computador, de acordo com o que preferir. Mas, independentemente do dispositivo, a gestão de pedidos iFood pode ser feita por dois aplicativos, com características diferentes. 

O primeiro é o Gestor de Pedidos, que como o próprio nome diz, é específico para essa função. Ele serve para você acompanhar, em tempo real, os pedidos que precisa entregar e oferece diversos recursos que podem te ajudar na organização deles. 

Agora você pode estar se perguntando “mas então, por que existe outro aplicativo?”. Embora ele também sirva para fazer o gerenciamento das suas vendas no iFood, as informações reunidas nele incluem as de longo prazo. 

Enquanto o Gestor de Pedidos se concentra naquilo que você precisa entregar no momento, o iFood para Parceiros oferece uma análise de suas vendas, e do desempenho do seu estabelecimento, por exemplo, que itens foram mais pedidos e as avaliações que você recebeu.

Assim, para fazer uma boa gestão de pedidos no iFood, você pode usar os dois aplicativos de forma complementar. 

Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood Pelo Computador

Se você quer a usar a plataforma do iFood para impulsionar suas vendas e chegar a mais clientes, comece aprendendo sobre como fazer a gestão de pedidos no iFood pelo computador

Muitos estabelecimentos já fazem o uso do computador para se organizarem, se tornando mais prático para a rotina de trabalho incluir a administração do iFood através dele. 

Além disso, algumas pessoas preferem essa opção por terem uma melhor visualização geral a partir dela. 

A empresa oferece então o download da gestão de pedidos iFood na versão para computadores, que pode ser feito pelo site deles.  

Para acompanhar o seu desempenho e organizar seu estabelecimento, embora exista a versão para celular e para computadores, não é oferecido um aplicativo, e sim um site, chamado Portal do Parceiro. 

No aplicativo e no portal, é preciso, no entanto, que seu estabelecimento já seja cadastrado como parceiro do iFood e esteja ativo na plataforma. 

Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood Com O Celular

Muitas pessoas que trabalham com a plataforma do iFood não possuem tanta familiaridade com computadores, mas felizmente existe como fazer a gestão de pedidos no iFood com o celular. 

É possível fazer isso através dos dois tipos de aplicativo, assim, para quem preferir usar esse dispositivo, os apps irão oferecer uma interface própria para ele, sendo mais intuitivo. 

O aplicativo Gestor de Pedidos iFood está disponível na Play Store, porém, um problema que algumas pessoas podem encontrar é que ele não possui sua versão na Apple. Caso não tenha um dispositivo Android (smartphone ou tablet), a opção é fazer isso pelo computador. 

Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood Com O Celular (Fonte: Captura Da Tela Do Play Store)

O aplicativo Gestor de Pedidos, tanto em sua versão para Android quanto para computador e inclui recursos como:

  • Gestão e confirmação de pedidos 
  • Aviso aos clientes quando enviar os produtos para a entrega
  • Organização da situação dos pedidos em fichas coloridas
  • Abertura e fechamento do estabelecimento 
  • Atualização do cardápio

Ainda, na gestão de pedidos iFood todos os pedidos podem ser vistos de forma detalhada e você pode entrar em contato com seus clientes, o que pode ajudar na organização e controle da qualidade do seu trabalho.

O aplicativo iFood para Parceiros também possibilita fazer a gestão de pedidos no iFood com o celular, além de servir para o controle mais específico e a longo prazo do seu estabelecimento. Ele está disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store. 

Gestão De Pedidos iFood
Como Fazer A Gestão De Pedidos No iFood Com O Celular (Fonte: Captura da Tela Play Store)

Entre as funções desse app, estão:

  • Gestão de pedidos, acompanhamentos e cancelamentos
  • Contato com os clientes
  • Análise das vendas diárias e do seu desempenho
  • Histórico dos pedidos dos últimos 7 dias
  • Gerenciamento das avaliações

Fazer um bom uso desse aplicativo é uma forma de avaliar seu serviço, as demandas do mercado e como seu estabelecimento pode melhorar suas vendas no iFood, cumprindo assim a intenção principal do uso dessa plataforma: um maior sucesso para seu negócio. 

Outras Maneiras De Fazer A Gestão De Pedidos No iFood

Uma dúvida comum é a de se existem outras maneiras de fazer a gestão de pedidos no iFood além dos aplicativos e recursos oferecidos pela plataforma. 

Isso acontece porque muitos estabelecimentos, em especial os maiores, podem encontrar dificuldades para fazer gestão de pedidos iFood em grande quantidade, ou para organizarem o trabalho de todos os funcionários de acordo com o app. 

Uma solução que tem ganhado destaque é a de usar um sistema para restaurantes, que também seja integrado com a plataforma. 

Sei que pode parecer difícil, mas essa na verdade é uma opção bem prática. Existem alguns serviços que disponibilizam esse tipo de software, que podem ser contratados. 

E como ele funciona? Normalmente, automatizando a administração do seu estabelecimento. Por exemplo, uma vez que um pedido foi registrado no sistema de gestão de pedidos iFood, eles também são encaminhados para a cozinha. 

Além disso, esses sistemas também podem incluir um melhor acompanhamento do delivery e dos estoques de seus produtos. Dessa forma, erros comuns aos restaurantes e lanchonetes são minimizados, e a qualidade do serviço e satisfação dos seus clientes aumentarão. 

É claro que, embora eles sejam integrados às plataformas de delivery de comida, também funcionarão para auxiliar seu atendimento presencial ou o sistema de entregas que é organizado diretamente pelo estabelecimento.

Porém essa é uma possibilidade para quem já utiliza as formas de gestão convencional do iFood, e procura melhorias para o serviço.

Se os problemas sobre a gestão de pedidos que foram citados não incluem os seus, e você está tendo alguma dificuldade com o sistema do iFood, a melhor opção pode ser buscar ajuda da equipe. 

Para isso, existe um canal para contato com a empresa. Ele funciona inicialmente através da assistente virtual RAI, disponibilizada por um chat no site dos Parceiros iFood. 

Se preferir, você pode buscar ajuda diretamente nos aplicativos, ou pela central de atendimento.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status