Pular para o conteúdo

Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo





    Vou mostrar para você que é descomplicado e ao final desse artigo você já saberá como fazer. E você ainda poderá escolher para qual conta você quer transferir e consultar o valor disponível. É importante destacar que você precisa ser o titular dessa. 

    No entanto, antes, é importante saber se você tem alguma quantia a ser sacada, para isso você pode verificar no site da Caixa Econômica.

    Atualmente, é possível sacar o valor em basicamente quatro oportunidades que vamos explicar mais para frente. Você pode utilizar esse dinheiro para pagar dívidas, investir, empreender, dar entrada em um imóvel e muitas outras possibilidades.

    Vou te mostrar a seguir como você pode transferir o FGTS pelo aplicativo.




    Saiba mais…

    Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo
    Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo

    Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo

    É necessário fazer um cadastro. No entanto, já é cadastrado, pode pular para a próxima etapa. Caso ainda não possua, faça os passos a seguir



    Como Se Cadastrar Para Transferir O FGTS Pelo Aplicativo

    1. Faça o download do aplicativo, disponível nas lojas Google Play Store e Apple Store;
      Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo
      Como Se Cadastrar Para Transferir O Fgts Pelo Aplicativo (Fonte: Play Store)

      Como Transferir O FGTS Para Outra Conta Pelo Aplicativo
      Como Se Cadastrar Para Transferir O Fgts Pelo Aplicativo (Fonte: App Store)

    2. Com o aplicativo instalado, comece o cadastro preenchendo os campos relacionados ao CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha.
    3. Ao final, marque a opção “Não sou um robô” e toque em “Cadastre-se”;
    4. No e-mail informado, você receberá uma mensagem com o “Link para verificação de endereço de e-mail”. Entre para realizar a confirmação;
    5. Feche e abra novamente o aplicativo, depois digite o CPF e a senha escolhida;
    6. Na próxima tela, basta responder as perguntas relacionadas ao trabalho, como data de início e locais de atuação, entre outras.
    7. Por fim, leia os termos e condições para uso do aplicativo e aperte a opção “Continuar”; caso queira receber informações sobre o FGTS, você ainda pode informar o número do celular.

    Com o cadastro feito, é hora de realizar a transferência do FGTS pelo app

    Se você utilizar uma conta corrente no banco Caixa, pode depositar o valor de forma automática. Porém, caso use outro banco não há problema, também tem como transferir dinheiro do FGTS para eles. 

    Como Transferir O FGTS Pelo Aplicativo

    Veja a seguir o passo a passo:

    1. Com o aplicativo aberto na página inicial, selecione a opção “Saque Imediato das Contas FGTS”;
    2. Depois, continue em “Solicitar recebimento em crédito em conta”, marcado na cor laranja.
    3. Toque na guia “Conta em outros bancos”;
    4. De forma automática, o banco preenche os espaços relacionados ao seu CPF e nome do titular. Você precisará informar apenas o banco, tipo de conta (corrente ou poupança), número da agência (nesse caso sem o dígito verificador) e o número da conta;
    5. Vá em “Confirmar”. Confira se os dados bancários estão corretamente informados e confirme novamente;
    6. Aparecerá uma mensagem de que a conta foi cadastrada com sucesso;
    7. Por fim, acesse “Continuar com o saque” e espere o recebimento da mensagem de “Solicitação efetuada com sucesso!” aparecer.

    É importante falar que existem algumas regras para a liberação de saque do FGTS. Vou te mostrar na sequência.

    Quando posso transferir o FGTS pelo aplicativo?

    No momento, se aplicam as liberações mais tradicionais para uso do FGTS, essas incluem: aposentadoria, compra da casa própria, demissão sem justa causa, idade igual ou superior a 70 anos, doenças graves, entre outras (veja todas aqui). 

    Porém, você também pode sacar parte do dinheiro do FGTS uma vez por ano. Essa liberação é chamada de saque-aniversário.

    Saque De Aniversário Do FGTS

    O saque-aniversário é liberado sempre no primeiro dia do mês em que você faz aniversário. Por exemplo, se o seu aniversário é no dia 15 de setembro, seu saque estará disponível a partir de 1º de setembro.

    Você deve saber que ao optar por receber uma parte do FGTS todo ano não poderá sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa. Receberá os 40% de multa do FGTS, que não muda.

    Para voltar ao modelo anterior, pode sacar tudo quando for demitido por justa causa, você precisará fazer um pedido à Caixa e esperar dois para a mudança.

    Porque Não Deixar O Dinheiro Parado Na Conta Do FGTS

    O usuário pode, porém há algumas razões para você decidir movimentá-lo. Portanto, mesmo que esteja tudo certo na sua vida financeira, sem dívidas, empregado e com casa própria, ainda existem formas de utilizar o dinheiro do FGTS.

    Isso porque a correção do FGTS é pela TR (Taxa Referencial), que está em 0% desde o final de 2017. Dessa maneira, o valor não é corrigido nem mesmo pela inflação. 

    Ou seja, os produtos ficam mais caros e o dinheiro no FGTS continua o mesmo.

    Isso significa que o FGTS rendeu menos que a poupança e investimentos de renda fixa, por exemplo, que são mais seguros e estáveis.

    Assim, agora que você já está com o seu saldo, com a sua senha em mãos e já sabe quando e como pode sacar seu FGTS, comece a fazer seus planos. 

    O dinheiro fica disponível rapidamente e é interessante já ter um planejamento bem feito de como você irá usá-lo. Seja para pagar dívidas ou realizar o sonho da casa própria, o FGTS pode ser uma mão na roda.

    Fique sempre atento às formas de liberação em que você se encaixa para não evitar surpresas na hora do saque.

    Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

    AnúnciosS