Como Pagar DARF Pelo App Santander





Ficar em dia com as contas não precisa ser algo burocrático, já existem funcionalidades que te ensinam como pagar DARF pelo app Santander, por exemplo. O pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais pode ser feito por correntistas do Santander de forma simples e rápida.

O DARF funciona como um boleto de cobrança para quem precisa pagar algum imposto federal emitido pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Receita Federal. Através dele são pagos tributos importantes que fazem parte das obrigações de muitas pessoas.

Nos últimos dias meu pai me pediu ajuda para aprender como pagar DARF pelo app Santander. O documento em questão era o imposto de renda e estava no prazo limite. Sem tempo para ir ao banco, tivemos que fazer o pagamento pelo aplicativo.

Algo que me confundiu foi a ausência de código de barras, achei que não seria possível pagar sem essa informação. Mas a contadora que presta serviço para a minha família explicou como pagar DARF sem código barras pelo app Santander.

Em poucos minutos paguei o DARF e fiz a emissão do comprovante. A contadora me explicou que vários clientes tiveram essa mesma dúvida de como pagar DARF pelo app Santander, foi então que resolvi compartilhar as instruções que recebi.




Saiba mais…

Como Pagar DARF Pelo App Santander
Como Pagar DARF Pelo App Santander

Como Pagar DARF Pelo App Santander

O pagamento do DARF, Documento de Arrecadação de Receitas Federais pode ser feito para correntistas do Santander de três formas: pelo aplicativo Santander, internet banking ou caixas eletrônicos.




Antes de saber como pagar DARF pelo app Santander, confira  quais os documentos de arrecadação que podem ser pagos  através do Banco Santander:

  • IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física);
  • IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica); 
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros).

Estes documentos são de emissão obrigatória para que pessoas, físicas ou jurídicas, façam a emissão e recolham os impostos. Existem dois modelos, o simples e o comum.

O DARF Simples não está mais em vigor, com a criação do Simples Nacional em 2011, ele foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O DARF comum continua em vigor e é bastante utilizado  no caso do IRPJ, PIS e impostos na alfândega.

Agora que você já sabe o que pode ser pago, a seguir vou te mostrar como pagar DARF pelo app Santander.

Como Pagar DARF Via App Santander No Celular

O aplicativo Santander está disponível para celulares smartphones com sistema Android e iPhone (iOS). O pagamento de tributos, boletos e faturas pode ser feito por meio do reconhecimento do código de barras identificado pela câmera traseira do aparelho ou através da digitação manual dos dígitos.

Confira o passo a passo de como pagar DARF via app Santander no celular:

  1. Faça o download do app do Santander na loja de aplicativos do seu dispositivo;

    Como Pagar DARF Pelo App Santander
    Como Pagar DARF Via App Santander No Celular (Fonte: Play Store)
  2. Após a instalação, abra o aplicativo e faça o login na sua conta. Preencha as informações solicitadas como CPF do titular da conta e senha eletrônica. Depois, clique em “Entrar”;
  3. Existem duas formas diferentes para ir à seção de pagamentos. A mais simples é a opção “Pagar Conta”, na aba principal do app;
  4. Em seguida vai abrir a tela para pagamento via código de barras. Mas também é possível clicar na opção “Menu”, no canto superior esquerdo e depois escolher a opção “Pagamentos”;
  5. O pagamento pode ser feito com a leitura do leitor de código de barras, ou inserindo o número manualmente. Se o usuário copiou o código de barras para a área de transferência, o aplicativo identifica e dá uma opção de preenchimento automático;
  6. O usuário é redirecionado para uma página que exibe os detalhes da transação. Confira os dados, escolha se deseja pagar hoje ou agende o pagamento. No caso de agendamento, um calendário é exibido para selecionar a data. Depois, clique em “Continuar”;
  7. Uma segunda página de confirmação será exibida. Apenas confira os dados novamente e clique em “Pagar” para finalizar o processo;
  8. Após a finalização da transação, o usuário recebe um recibo eletrônico confirmando a operação e tem a opção de  compartilhar  o comprovante.

Onde Pago DARF No App Santander Pelo Computador

Para fazer o pagamento do DARF  usando o computador, basta abrir o Internet Banking do Banco Santander. O procedimento é semelhante ao pagamento pelo celular, acompanhe:

  1. Insira seus dados e em seguida procure pela opção “DARF”. Normalmente encontram-se no menu, em “Pagamentos”, “Pagamentos de Tributos” ou “Pagamentos sem códigos de barras”;
  2. Em seguida você será direcionado para a página com o formulário para emissão da guia;
  3. Preencha o formulário, que tem exatamente os mesmos campos da versão em PDF do seu documento sem código de barras. 
  4. Ao preencher os dados do DARF nos campos do formulário, ele será reconhecido e o pagamento será efetuado.

Como Pagar DARF Sem Código Barras Pelo App Santander

Alguns documentos DARF podem causar dúvidas na hora do pagamento, porque ao contrário dos boletos, alguns não possuem o código de barras. Foi esse o caso do meu pai. Mas fique tranquilo que tem como pagar DARF sem código barras pelo app Santander.

O pagamento  do DARF sem código de barras pode ser feito pelo Internet Banking, seguindo o passo a passo do tópico anterior, nos caixas eletrônicos ou pelo aplicativo.

Pagar DARF sem código de barras nos Caixas Eletrônicos

Nos Caixas Eletrônicos o processo é bem parecido com o Internet Banking.

  1. Abra as opções da sua conta, geralmente as opções de pagamentos de DARF  estão no menu “Pagamentos” ou “Tributos”;
  2. Ao visualizar essas seções você poderá escolher entre DARF e GPS e será redirecionado para o formulário com os campos semelhantes ao documento que você tem em mãos;
  3. Preencha com cuidado as informações e realize o pagamento.

Pagar DARF sem código de barras pelo aplicativo

Com o aplicativo Santander instalado, faça login e entre na sua conta, depois é só seguir as instruções a seguir.

  1. Vá até o menu do app e procure por “pagamentos”;
  2. Toque em “impostos e taxas” e escolha o tipo de tributo que deseja pagar. O DARF estará entre os itens;
  3. Vão aparecer “DARF” e DARF Simples”, selecione em qual item se encaixa;
  4. Em seguida você será direcionado para uma tela de preenchimento das informações;
  5. Insira os dados presentes no documento de arrecadação e escolha a data do pagamento;
  6. Selecione a forma de pagamento e pressione “ok”. Agora é só informar a senha e concluir a operação. Se desejar pode salvar o comprovante ou compartilhar.

Esses foram os mecanismos que encontrei para pagar DARF pelo app Santander. As dicas da contadora me ajudaram a fazer o pagamento, pois já estava no dia do vencimento. Não deixe para última hora, certifique-se das datas certas e, se preciso, solicite ajuda de um contador.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status