Veja Como Funciona O Aplicativo Do iFood Para Entregadores





Neste artigo, vou explicar como funciona o aplicativo do iFood para entregadores. Se você que está lendo trabalha no ramo de entregas, aprenderá como se cadastrar para fazer parte da equipe de entregadores iFood, além de entender o funcionamento do aplicativo e quanto recebe pelo trabalho.

O iFood é uma empresa de delivery online popular utilizada para solicitação e recebimento de pedidos de comida. Uma pessoa que possui um estabelecimento do ramo alimentício pode cadastrar seu restaurante no site para ter visibilidade e trabalhar na plataforma mediante a contratação de um plano e pagamentos de taxas sobre produtos e serviços.

Naturalmente, conforme os pedidos são feitos e preparados, eles precisam também ser entregues a quem os pediu. Para isso, existem os entregadores. Esse profissional pode ser contratado pelo próprio restaurante ou ser um parceiro de entregas do iFood. O modelo de contratação dependerá do tipo de plano selecionado pelo responsável da loja no momento do cadastro.

Explicarei abaixo as condições necessárias para ser um entregador do iFood. Mas, de antemão, adianto que o aplicativo iFood para entregadores não está disponível para celulares com sistema iOS, você deve ter um dispositivo com o sistema operacional Android.




Saiba mais…

Como Funciona O App Do iFood Para Entregadores
Veja Como Funciona O Aplicativo Do iFood Para Entregadores

Como Fazer Parte Dos Entregadores iFood

No momento do cadastro, o responsável pela loja deve escolher entre o Plano Básico e o Plano Entrega. Se o plano do restaurante for o básico, você ainda pode trabalhar entregando pedidos do iFood mesmo não tendo um registro na plataforma, mas, nesse caso, o próprio restaurante é responsável por te contratar como entregador, bem como definir pagamentos e taxa de entrega.




Caso o sistema de entregas opere sob o Plano Entrega, você será um entregador iFood. Para isso, será preciso que faça um cadastro no aplicativo iFood para Entregadores. Contudo, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter mais de 18 anos
  • Possuir plano de dados de internet
  • Veículo
  • Caixa térmica
  • Conta corrente ou poupança no seu nome e CPF
  • Se for entregar de bicicleta, ter um RG emitido nos últimos 10 anos.

Acompanhe o passo a passo abaixo para aprender como se cadastrar no aplicativo iFood para Entregadores.

  1. Baixe o aplicativo iFood para Entregadores no seu dispositivo Android.

    Como Funciona O App Do iFood Para Entregadores
    Como Fazer Parte Dos Entregadores iFood (Fonte: Play Store)
  2. Abra o aplicativo e clique em Cadastrar.
  3. Na tela que se abrirá, forneça seus dados pessoais, concorde com os Termos e Condições de Uso e confirme.
  4. Insira o código enviado para o número do seu celular
  5. Crie uma senha
  6. Selecione a forma que deseja fazer as entregas
  7. Escolha a região que deseja entregar.
  8. Escolha o seu veículo
  9. Envie uma foto do seu rosto e outra da CNH
  10. Preencha seus dados bancários

Como Funciona O Aplicativo Do iFood Para Entregadores

Depois de ter feito o cadastro e ele ter sido aprovado, você já pode começar a realizar as entregas. As escolhas de locais e horários ficam por sua conta, selecionando o que se encaixa melhor para você de acordo com a sua estratégia;

As entregas disponíveis aparecerão na sua tela, podendo ser aceitas ou não. Para aceitá-las basta deslizar o botão para a direita; para recusar, deslize o botão para a esquerda. Mas lembre-se que se três pedidos forem recusados em sequência, o aplicativo entenderá que você está indisponível, te colocando em período de inatividade por 15 minutos. Além dessas duas opções, você também pode ignorar um novo pedido.

Aceitando uma entrega, na tela do aplicativo aparecerá o nome do restaurante, o endereço do estabelecimento e o tempo de previsão de chegada em relação ao ponto que você está no momento que aceitou a entrega. Clique em “Mapas” para acessar as rotas e se dirigir ao local do restaurante para retirar o pedido.

Chegando no local, pressione o botão “Cheguei na coleta”. Pegue os produtos informando o código do pedido, e, logo em seguida, selecione “Saí da coleta”. Dessa forma, aparecerá o nome do cliente, o endereço e a previsão de chegada até o local. Novamente, selecione “Mapas” para abrir as possibilidades de rotas e seguir para o destino.

Por último, depois de entregar o pedido, selecione “Saí da entrega” para finalizar. Feito isso surgirá na tela informações sobre as suas corridas e o valor ganhado no dia.

Como Funciona O Pagamento Do App iFood Para Entregadores

O pagamento do aplicativo iFood para entregadores não paga um valor fixo por mês. O valor do repasse dependerá de quantas entregas forem feitas. Os ganhos são calculados pelos chamados “valor da rota”.

Ao aceitar uma entrega, você já sabe quanto receberá ao terminá-la. O mínimo de cada uma é de R$5,31 reais, nunca menor do que isso. Mas algumas coisas influenciam no total final do valor da rota, como número de pedidos, forma de entrega, perfil da cidade e hora e dia da semana. Além disso, o entregador recebe o repasse de R$1,00 real a cada quilômetro rodado, e uma taxa adicional a partir de 5 quilômetros caso esteja longe do restaurante.

Uma outra maneira de ganhar dinheiro com o iFood é recebendo gorjeta depois de uma entrega. Esse pagamento é feito pelo cliente e não há nenhum tipo de desconto, ou seja, o entregador recebe o valor integral da gorjeta.

Ao término de cada semana, considerando o tempo de segunda-feira a domingo, o repasse do dinheiro para o entregador será feito na conta cadastrada no aplicativo iFood no máximo às 20 horas da quarta-feira posterior. Em decorrência de um feriado, o pagamento é feito no dia útil subsequente.

Se continuou a leitura até aqui, entendeu como funciona o aplicativo iFood para entregadores e aprendeu o que deve ser feito para se cadastrar e se tornar um entregador. Veja se você cumpre os requisitos e, se for do seu interesse, comece as entregas. Para mais informações e em caso de dúvidas, acesse o portal do entregador iFood.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status