Veja Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo





Às vezes, fazemos pedidos no iFood em um momento que estamos com fome e queremos algo prático, rápido e gostoso, mas por algum motivo, algo pode dar errado. Isso já aconteceu comigo várias vezes, e se acontece com você também, leia o artigo para aprender como cancelar pedido no iFood pelo aplicativo.

A opção de cancelamento é uma ferramenta disponível no aplicativo para eventuais arrependimentos de pedidos. O processo deve ser feito antes da entrega ser efetuada e, nesse caso, se o pedido for de fato cancelado, o valor será reembolsado ao cliente para pagamentos feitos pela plataforma.

Você pode entrar em contato com o restaurante através de uma ligação telefônica ou por meio do chat no próprio aplicativo para informar um problema. Contudo, para cancelar o pedido iFood, deve acessar a aba “Ajuda” e selecionar a opção desejada que estará à sua disposição entre as ferramentas de ajuda.

Realizar o cancelamento de pedidos é um processo simples, mas ele pode ser recusado pelo restaurante. Acompanhe as informações e o tutorial que mostrarei no decorrer do artigo para entender como cancelar o seu pedido pelo aplicativo corretamente.




Saiba mais…

Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo
Veja Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo

Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo

Há duas situações em que você pode cancelar o seu pedido no iFood pelo aplicativo: quando o pedido ainda está em andamento e quando o pedido ainda não foi entregue.




Em ambos os casos, os pedidos de cancelamento devem ser feitos pelo aplicativo, e de preferência o mais rápido possível. Mas se o pedido ainda estiver sendo preparado, é recomendado que você entre em contato antes com o restaurante para depois cancelá-lo no aplicativo.

Para isso, de maneira óbvia, é preciso antes realizar o seu pedido. Na aba “Pedidos” constará as informações sobre o nome do restaurante, o produto, previsão de entrega e pagamento. Você também tem a opção de acompanhar o seu pedido.

Sendo assim, veja abaixo os passos que você deve seguir para pedir o cancelamento quando o pedido ainda está sendo preparado.

  1. Abra o aplicativo iFood em seu dispositivo.
  2. Selecione a opção pedidos.
  3. Selecione o pedido que deseja cancelar e clique em “Acompanhar”
  4. Uma tela com os detalhes sobre o seu pedido se abrirá. No canto superior direito, clique na opção “Ajuda”.
  5. O aplicativo te dará algumas opções para prosseguir. Selecione “Quero cancelar meu pedido”
  6. Dentre as alternativas disponíveis, selecione a que se encaixa no seu problema. Se quiser, pode deixar um comentário explicando detalhadamente o porquê do cancelamento.
  7. Aguarde o aplicativo processar o pedido de cancelamento.

O tempo de espera é estabelecido para o iFood entrar em contato com o restaurante. Se aprovado, o valor será estornado. Para compras feitas no cartão de crédito, o prazo é de três a cinco dias úteis.

Como Cancelar Um Pedido Não Entregue

Outra opção que você tem em mãos é cancelar um pedido não entregue. Muitas vezes, você faz o pedido e espera ele chegar, o que pode não acontecer, e mesmo assim o aplicativo dá a entrega por finalizada. Dessa forma, o correto é contatar o iFood e relatar o problema.

A seguir, te ensino como fazer isso. Os dois primeiros passos são os mesmos do item anterior, mas para que não haja erros, os repetirei.

  1. Abra o aplicativo iFood em seu dispositivo.
    Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo
    Como Cancelar Um Pedido Não Entregue (Fonte: Play Store)

    Como Cancelar Pedido No iFood Pelo Aplicativo
    Como Cancelar Um Pedido Não Entregue (Fonte: App Store)
  2. Selecione a opção “Pedidos”
  3. Quando a aba de pedidos abrir, você deverá clicar em Avaliação.
  4. Nessa parte, você fará a avaliação do seu pedido, e é aqui que deverá reportar que o seu pedido não foi entregue.
  5. Na avaliação por estrelas, marque apenas uma delas. Dessa forma, uma caixa de comentário surgirá para que você detalhe o ocorrido.
  6. Ao ser perguntado se gostou da entrega, escolha “Não, poderia melhorar” O iFood te dará algumas opções.
  7. Por fim, termine apertando o botão “Avaliar”

O valor da compra será estornado entre três a sete dias úteis. Se a compra tiver sido feita no cartão de crédito, o valor virá como crédito na próxima fatura.

De qualquer forma, sempre entre em contato com o iFood. É possível fazer isso pelo próprio aplicativo através do chat. Conte sobre o que aconteceu e aguarde até a empresa lhe retornar. Fique atento às notificações da sua caixa de e-mail, pois mensagens podem chegar por lá.

Como Um Restaurante Pode Cancelar Um Pedido

Não é só clientes que podem cancelar pedidos no iFood. Essa opção também está disponível para restaurantes e pode ser usada, mas de uma maneira diferente.

O restaurante pode cancelar um pedido em duas etapas: quando o recebe e depois de confirmá-lo. Na primeira etapa, basta simplesmente não aceitar o pedido recebido, sem mais complicações.

Na segunda etapa, depois de aceito, o restaurante deve entrar em contato com o iFood caso queira cancelar o pedido. O contato deve ser feito por e-mail, onde o responsável deverá informar detalhadamente os motivos pelos quais quer realizar a ação.

Mas antes disso, recomenda-se que o restaurante entre em contato com o cliente fez o pedido e explique os motivos de estar cancelando o pedido, para somente depois realizar o cancelamento pelo iFood.

Como o iFood cobra uma taxa sobre transações nas vendas de produtos, o pedido de cancelamento deve passar por uma análise e o restaurante deve aguardar.

Agora que você terminou a leitura do artigo e acompanhou os tutoriais, não terá mais problema em cancelar um pedido no iFood, seja você um cliente ou o responsável por um restaurante. Os cancelamentos são feitos pelo sistema e aplicativo, onde também estão os canais de comunicação para contato com a empresa e clientes.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status