Conheça Apps Para Identificar Cores





Se você é designer ou apenas apreciador de tons e nuances, vai adorar conhecer alguns apps para identificar cores. São aplicativos conhecidos e usados por profissionais e amantes de arte em geral e eu vou apresentar alguns para vocês.

Eu sou da classe dos amantes de artes gráficas e quando preciso encontrar aquela cor ideal pesquiso nos apps para identificar cores. Esse tipo de tecnologia para reconhecimento de cores através do celular, tem sido útil em muitos casos.

Por exemplo, às vezes a gente se encanta com uma cor para pintura de parede, mas nem sempre entendemos os tons adequados ou qual outra cor combina com ela. É aí que a tecnologia tem nos auxiliado, já que um app para identificar cor de parede pode nos ajudar muito.

Esses aplicativos não servem apenas para cores de paredes, mas identificam qualquer cor existente que a gente queria pesquisar, onde quer que ela esteja. Cores de objetos, fotos e alguns aplicativos reconhecem até cores da natureza.




Então, se você quer conhecer apps para identificar cores, continue lendo. Eu vou falar sobre alguns neste artigo.

App Para Identificar Cores

App Para Identificar Cores

Com o app para identificar cores podemos descobrir o nome ou código da cor pelo celular em poucos segundos. Essa ferramenta funciona quando posicionamos o celular para bater uma foto de algo com cor a ser reconhecida, aí o app abre uma lista de tons correspondentes.




Assim podemos salvar a cor em uma paleta e usá-la para os fins que desejamos. Seja para uma pintura de parede, descobrir detalhes e informações sobre uma nova cor, descobrir outros tons parecidos com a cor que gostamos, desenhar ou pintar um projeto de arte.

Enfim, independente do objetivo, esses aplicativos para identificar cores são muito bons para tirar várias dúvidas. E estão disponíveis para download nas lojas Play Store e Apple Store.

Para facilitar ainda mais a sua vida, vou separar os melhores apps para reconhecer cores para Android e para Iphone. Vamos lá!

App Para Identificar Cores No Android

Eu fiz uma pesquisa para conseguir trazer aqui para o blog algumas dicas e vou listar agora 5 apps para identificar cores no Android. Vou detalhar cada um deles agora.

  1. COLOR GRAB – DETECÇÃO DE CORES
App Para Identificar Cores No Android (Fonte: Captura De Tela Do App Com os Grab Disponível Para Android)

Aplicativo muito utilizado por designers, artistas e demais profissionais que precisam de um auxílio em seus trabalhos para identificar cores. Basta apontar a câmera para a cor desejada e obter o reconhecimento pelo aplicativo.

Seu diferencial é encontrar cores em tempo real e ele suporta e identifica cores em RGB e HEX.

  • RGB: Em inglês red, green e blue (vermelho, verde e azul). É um sistema de cores encontrado em monitores de computador, televisão, câmeras digitais e etc.
  • HEX: Código Hexadecimal para cores consistem em seis letras ou números onde os dois primeiros elementos representam a intensidade de vermelho, o terceiro e quarto representam a intensidade de verde, os dois últimos a intensidade de azul.

O aplicativo conta também com uma ferramenta de edição de fotos, onde o usuário recebe sugestões para combinar as cores selecionadas da melhor maneira possível, tornando as fotos mais profissionais.

O Color Grab dispõe de muitas outras ferramentas úteis para usuários entusiastas ou para quem precisa de ajuda em trabalhos mais técnicos.

Nota: 4,3 de 5,0 nas avaliações e opiniões na Google Play.

  1. DETECTOR DE CORES – SELETOR DE CORES DA CÂMERA
App Para Identificar Cores No Android (Fonte: Captura De Tela Do App Detector De Cores – Seletor De Cores Disponível Para Android)

Um aplicativo leve com tamanho de apenas 6,0 MB. Ele captura cores pela câmara, analisa e identifica a visualização em tempo real, extraindo a cor que o usuário mostrou sem precisar tirar foto.

Suporta formato hexadecimal RGB (vermelho, verde e azul) e HSV (valor de saturação de matiz). É considerado um app proficiente para quem trabalha com edição de fotos, web design e desenvolvedores de aplicativos.

É possível capturar cores com a câmera através de fotos, gerir paletas de cores, mesclar cores escolhidas, salvar as cores em vários formatos no computador,  paleta de cores compartilháveis e outras utilidades.

Reconhece cores de qualquer lugar:

  • Livros;
  • tecidos;
  • natureza;
  • animais;
  • paredes;
  • desenhos animados;
  • televisão e muito mais.

É só baixar e começar a usar para criar suas paletas de cores e produzir artes incríveis!

Nota: 3,7 de 5,0 nas avaliações e opiniões da Google Play.

  1. COLOR PICKER
App Para Identificar Cores No Android (Fonte: Captura De Tela Do App Color Picker Disponível Para Android)

O Color Picker é um aplicativo para identificar cores de uma câmera ou outras imagens com muitos recursos adicionais.

No banco de dados do aplicativo existem mais de 1000 entradas de paletas com cores comuns, RAL Classic, HTML – W3C (ampla gama de cores e alta faixa dinâmica para a Web) design de materiais e outras.

O aplicativo possui três formas de escopo disponíveis: círculo, quadrado e ponto. Também aplica dados avançados como temperatura da cor em graus Kelvin (graus que correspondem à semelhança das cores selecionadas) e localização da cor no espectro óptico.

As configurações da câmera podem ser definidas manualmente, para manter o modo de foco avançado, definindo o balanço de branco e cor com mais precisão.

Além de detectar com alta precisão cores em RGB e HEX, sistemas mais comuns de identificação de cores, ele reconhece cores em:

  • CMYK: Abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black), K de Key para diferenciar do B de “Blue” no padrão Hi-Fi do RGB.
  • HTML: Documentos usando especificações de cores pelo nome, que são definidos para ser case-insensitive: padrão de 16 cores suportadas com o Windows.
  • HSL: (Hue, Saturation, Lightness), os parâmetros de cores desse sistema são a tonalidade (hue), saturação (saturation) e o brilho (lightness).
  • RAL: Sistema de definição de cores desenvolvido em 1927 na Alemanha, a partir de uma tabela com 40 tonalidades.
  • HSV: Abreviatura para sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). Também conhecido como HSB (hue, saturation e brightness – matiz, saturação e brilho), esquema de cores que define o espaço de cor por parâmetros.

Por conter tudo isso, o Color Picker é considerado um dos melhores aplicativos para identificar cores. Ele detecta milhões de cores em uma única imagem.

Nota: 4,4 de 5,0 nas avaliações e opiniões da Google Play.

  1. RGB COLOR DETECTOR
App Para Identificar Cores No Android (Fonte: Captura De Tela Do Aplicativo RGB Color Detector Disponível Para Android)

Aplicativo de alta precisão de cores pixel a pixel. Faz a detecção de um ponto exato ou a média de cores dentro do círculo.

Possui câmera panorâmica fácil de usar com zoom multi-touch. Além disso, é compatível com diferentes formatos de cores e conversões como RGB, CMYK, HSV, HTML, HEX ou HSL, informando o nome das cores e adicionando a conversão de paleta RAL.

Seus recursos adicionais incluem:

  • Edição de imagem, matiz, saturação, brilho;
  • Controle de valores vermelhos, valores verdes e número de bits;
  • Também importa uma lista de cores, sendo elas cores da web, cores planas, RAL, cores nomeadas, etc;
  • É possível aplicar uma fórmula às cores de imagem;
  • Criar texturas;
  • Salvar imagens para usá-las como papel de parede.

O RGB Color Detector tem uma boa aceitação pelos usuários, sendo eles profissionais ou não. A maioria se mostra favorável à variedade de recursos apresentados pelo app.

Uma de suas vantagens é ser um aplicativo leve, com apenas 13 MB e que cumpre bem o seu papel.

Nota: 3,9 de 5,0 nas avaliações e opiniões na Google Play.

  1. PIXOCOLOR – SELETOR DE CORES AO VIVO
App Para Identificar Cores No Android (Fonte: Captura De Tela Do App Pixocolor Seletor De Cores Ao Vivo Disponível Para Android)

O queridinho do momento! Com certeza o Pixocolor é um dos melhores apps para identificar cores. Ele mostra uma visão ampliada dos pixels subjacentes e de cores coordenadas do pixel central, além de outras informações sobre as cores.

O aplicativo em especial é indicado para designers, pois contém informações técnicas do nível de pixels. Além disso, pode ser um utilitário para pessoas com problemas de visão, quando precisam aumentar o zoom para ver partes da tela com mais facilidade.

Entre os seus recursos, está o reconhecimento do código das cores RGB ou coordenadas DIP (toque de cores diferentes com divisórias de tonalidades) em qualquer pixel da tela. Veja as funcionalidades do app Pixocolor:

  • Apresenta a cor mais aproximada do material de design em foco;
  • Compartilha a captura de tela ou imagem circular com outro aplicativo via e-mail;
  • Gera paleta de cores pela última captura de tela ou seção circular ampliada.
  • É possível saber o tamanho (DIPs) de qualquer região da tela antes de liberar o círculo para ver a distância arrastada

O Pixocolor é um dos 20 melhores aplicativos do Android Police (nova versão do Android) de 2015. Esse app para identificar cores é exclusivo para aparelhos Android e ainda não possui uma versão para iOS.

Porém, há alguns detalhes que devem ser observados antes de baixá-lo em seu smartphone. Nem todos os dispositivos suportam o app, ou seja, alguns aparelhos não são capazes de capturar o conteúdo da tela corretamente.

Veja quais são eles:

  • Qualquer dispositivo rodando pré-Lollipop (5,0), requer Android Lollipop superior.
  • Cm_Micromax Canvas A104 (HOL-U19) userdebug 5.1.1 LMY48W.
  • Samsung Galaxy S2 (CM 12.1) (5.1.1).
  • Samsung Galaxy S3 (m0) (5.1).
  • Huawei P8 (GRA-L09) (5.0).

Nota: 4,4 de 5,0 nas avaliações e opiniões na Google Play

App Para Identificar Cores No iPhone

A maioria dos aplicativos que reconhecem cores estão disponíveis tanto para Android quanto iOS. Com exceção de um ou outro que é app para identificar cores no IPhone.

Encontramos um app específico para sistema iOS que identifica paleta de cores do mundo real.

Seu nome é Cone – Live Color Picker e seu download custa por volta de U $1,99. Ele usa a câmera do iPhone para identificar cores e tonalidades ao nosso redor identificando-as pelo nome.

Eu vou falar também do Pantone Studio que é outro aplicativo para identificar cores no Iphone. Este também é um app pago, mas oferece um teste gratuito por 7 dias.

  1. CONE – LIVE COLOR PICKER
App Para Identificar Cores No iPhone (Fonte: Captura De Tela Do App Cone – Line Color Picker Disponível Para iOS)

Entre suas funções, ele entrega valores de cor hexadecimal para uso em web ou design gráfico e também garante mais fidelidade de cores na produção fotográfica

O Cone trabalha com a conversão da cor capturada no espaço de cores L.A.B. Este é um espaço de cor muito utilizado, pois correlaciona valores de cor com a percepção visual.

O aplicativo também auxilia pessoas com problemas de visão. Isso porque foi criado pelo desenvolvedor Kushagra Agarwal, que é daltônico e possui dificuldades de identificar cores.

Para usar o app basta tirar uma foto e clicar na cor desejada para obter o código Pantone correspondente e muitos outros detalhes. Para suportar o app seu aparelho deve ter iOS 14.0 ou superior.

Nota: 5,0 de 5,0 nas avaliações e opiniões da App Store.

  1. PANTONE STUDIO
App Para Identificar Cores No iPhone (Fonte: Captura De Tela Do Aplicativo Pantone No iPhone).
App Para Identificar Cores No iPhone (Fonte: Captura De Tela Do Aplicativo Pantone No iPhone).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma segunda opção de app para identificar cores no iPhone é o lançamento do Pantone Studio. Ele também permite criar paletas de cores por fotos ou câmera do seu celular.

O app identifica cores em 25 segundos. É possível reconhecer cores de superfícies de objetos em diferentes materiais. Se você for um designer profissional, pode até compartilhar os resultados da pesquisa de cores com seus clientes.

Para usar o app, basta baixar o Pantone Studio e apontar a câmera do celular para a cor que você deseja. A partir daí, o aplicativo mostra uma lista de cores correspondentes às que você procura, indicando o tom mais próximo e outras alternativas também.

Você pode salvar as cores em uma paleta e utilizá-las para diversos projetos, se for o caso.

Os assinantes da Pantone têm acesso a mais de 10.000 matizes padronizadas. O app está disponível para iOS e possui planos no valor de US $4,99 por mês ou US $29,99 por ano.

E,  obviamente, os usuários têm acesso a todos os recursos do aplicativo. O aplicativo oferece um bônus de teste gratuito durante uma semana ao baixar o app.

Nota: 3,6 de 5,0 nas avaliações e opiniões do App Store.

Finalizo este artigo apresentando os melhores apps para identificar cores para Android e iOS que encontrei. Escolha o seu e faça a magia acontecer!

Até mais!

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status