Como Funciona O Aplicativo Uber Para Motorista





A Uber se tornou um sucesso no Brasil. Muitas pessoas recorrem a ele diariamente para se locomover pela cidade, o que garante uma boa demanda de clientes para os motoristas parceiros. Por isso, se você quer começar a ganhar um dinheiro extra dirigindo, o primeiro passo é aprender como funciona o aplicativo Uber para motorista.

Para ajudar, eu explico abaixo tudo o que você precisa saber para se cadastrar.

Aplicativo Uber Motorista
Como Funciona O Aplicativo Uber Para Motorista

Como Funciona O Aplicativo Uber Para Motorista

A Uber é um aplicativo que conecta motoristas aos clientes. Por isso, existem duas plataformas diferentes: uma para quem oferece serviços e outra para quem precisa deles. Neste post, vou me concentrar na primeira plataforma e explicar como você pode começar a utilizá-la.




Continue lendo e descubra como se cadastrar para ser motorista do aplicativo Uber

O Que É Necessário Para Ser Motorista Do Aplicativo Uber

Para ser motorista de aplicativo Uber, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Eles garantem mais segurança tanto para o cliente quanto para os próprios motoristas. Além disso, servem para manter a qualidade dos serviços. 




A seguir, explico quais são os principais pré-requisitos para realizar o seu cadastro Uber motorista aplicativo.

  1. Documentação;
  2. Veículo. 

Documentação

As primeiras exigências da Uber são relacionadas à documentação. Para se tornar motorista Uber, é necessário mostrar que você e seu veículo estão regularizados perante autoridades como o Departamento de Trânsito (Detran) e a prefeitura do seu município. 

Além disso, a apresentação dos documentos serve para que a empresa pesquise seus antecedentes criminais. Essa pesquisa serve para garantir mais segurança aos clientes e a aprovação do seu cadastro está condicionada a ter bons antecedentes.

Sendo assim, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com licença para exercer atividade remunerada;
  • Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV);
  • Documentos específicos requeridos pelo seu município (caso haja algum).

Se sua CNH não permite que você exerça atividades remuneradas, não se preocupe! É possível alterar o registro no Detran da sua região. 

Basta solicitar a alteração, pagar a taxa cobrada e realizar os exames exigidos. Ao final do processo, sua CNH atualizada deve chegar diretamente na sua casa em poucos dias.

Veículo

A Uber tem uma grande preocupação em entregar serviços de qualidade para seus clientes. Por isso, os carros utilizados devem seguir um padrão mínimo. Dessa forma, é possível garantir conforto e segurança para os passageiros.

Vale dizer que essas exigências podem variar de acordo com a categoria e com o seu município. Na categoria Uber X, são aceitos carros populares, enquanto na categoria Uber Comfort há requisitos mais rigorosos. 

A seguir, explico os padrões para cada uma delas:

Uber X
  • Veículos com no máximo 10 anos de fabricação ou de acordo com a legislação do município;
  • 4 portas e mínimo de 5 lugares;
  • Carros equipados com ar-condicionado.
Uber Comfort
  • 4 portas e mínimo de 5 lugares;
  • Ar-condicionado;
  • O motorista deve ter pelo menos 100 viagens completas e boa avaliação dos usuários
  • Idade veicular e modelos de veículos variam de cidade para cidade.

Para saber quais modelos são elegíveis na sua cidade, confira o link.

Se você não possui um carro e mesmo assim quer se tornar um motorista Uber, fique atento! Existe a possibilidade de alugar um carro com empresas parceiras. 

Para tanto, na hora do cadastro, basta informar que você não tem um carro e escolher uma das locadoras parceiras para fechar negócio. Clicando aqui, você encontra mais detalhes sobre cobranças e vantagens.

Como Se Cadastrar Para Ser Motorista Do Aplicativo Uber

Agora que você já sabe quais são os requisitos para ser motorista Uber, chegou a hora de descobrir como fazer seu cadastro! Confira o passo a passo que preparei para facilitar a sua vida.

Passo 1: acesse este link e preencha as informações do formulário à direita, como você pode ver na imagem abaixo:

Aplicativo Uber Motorista
Como Funciona O Aplicativo Uber Para Motorista (Fonte: Tela Inicial Do Site Oficial Do Uber)

Passo 2: na sequência, você deve anexar os documentos solicitados pela plataforma, que devem estar digitalizados. Sendo assim, nesse momento você deve enviar:

  • Uma foto de sua CNH permanente, que deve ter a observação “exerce atividade remunerada – EAR”;
  • Uma foto do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) relativo ao carro que será utilizado durante as viagens com a Uber;
  • Uma foto para o perfil. 

É importante destacar que existem requisitos para essa foto de perfil. O motorista deve estar sozinho, com o rosto centralizado na imagem. Além disso, o enquadramento deve ser feito na altura dos ombros e você não deve usar óculos escuros. 

Passo 3: aguarde!

Depois de enviar toda a documentação solicitada, a Uber precisa avaliar sua candidatura. É nesse momento que é feita a pesquisa de seus antecedentes criminais, além da avaliação sobre a regularização dos seus documentos pessoais e do carro.

A empresa pode levar até 7 dias úteis para dar retorno. Por isso, seja paciente!

Passo 4: depois de ser aprovado como motorista Uber, a empresa deve ativar seu cadastro na plataforma. 

A partir daí, basta você fazer o download do app Uber para motoristas para começar a realizar viagens. Assim, sempre que estiver disponível, fique online para encontrar passageiros.

Vantagens De Ser Um Motorista Parceiro Uber

Como acabei de mostrar, apesar dos critérios rigorosos da empresa, é muito simples se cadastrar na plataforma. Mas você talvez esteja se perguntando sobre as vantagens de ser um motorista Uber, não é mesmo?

Primeiramente, como eu já disse, há uma grande quantidade de passageiros procurando pelo serviço. Isso garante que você pode encontrar clientes em qualquer horário, especialmente nos momentos de pico. 

Além disso, a possibilidade de organizar seus horários permite maior flexibilidade. Você pode utilizar o aplicativo, por exemplo, como uma alternativa para complementar sua renda, ainda que tenha um emprego fixo.

Vale dizer que, além de ser um motorista, você também pode optar por se tornar um entregador de mercadorias para a empresa. Nessa outra modalidade, é possível utilizar motocicleta, bicicleta ou até mesmo trabalhar a pé, atendendo pequenos trajetos.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status