Conheça Mais Sobre O Aplicativo Sicoob E Suas Utilidades





Os aplicativos de instituições financeiras são uma boa opção para quem quer comodidade e praticidade. Seja para gerenciar as finanças, controlar as compras ou administrar vendas e rendimentos. E hoje farei com que você conheça mais sobre o aplicativo Sicoob e suas utilidades.

Se você está se perguntando “ mas o que é o aplicativo Sicoob?”, acompanhe o artigo abaixo.

Ao longo desse texto agrupei tudo que você precisa saber para aprender como usar o aplicativo Sicoob. Com ele dá para acompanhar as finanças, fazer pagamentos e cobranças e conferir os gastos. Em seguida vou te mostrar como liberar o aplicativo da Sicoob no celular.

No meu caso, tive que me virar para descobrir como cadastrar o cartão Sicoob no aplicativo. Quando as coisas começaram a ficar difíceis, encontrei o suporte no site do sistema de cooperativas. A busca no site agilizou bastante quando precisei entender como desbloquear o cartão Sicoob pelo aplicativo.




Se você também gosta de praticidade e tudo na mão, acompanhe o artigo até o final e conheça um pouco mais sobre os principais apps Sicoob e todas as suas utilidades.

O Que É O Aplicativo Sicoob?

O Que É O Aplicativo Sicoob?

Você sabe o que é o aplicativo Sicoob, afinal? É um canal que conecta você com todas as funcionalidades do Sicoob. Através dos aplicativos é possível acompanhar a sua conta pessoal ou empresarial. Entre as principais funções do app, estão:

  • Abrir uma conta;
  • Realizar pagamentos, cobranças e transferências;
  • Pagar com débito automático;
  • Gerar código para saque sem cartão;
  • Emitir informe de rendimentos;
  • Consultar saldo e extrato;
  • Comprar produtos e serviços;
  • Recarregar o celular.





Existem uma variedade de aplicativos Sicoob, cada um voltado para um tipo de serviço ou perfil. Todos eles estão disponíveis para download em celulares Android e iOS (na Play Store ou App Store). Conheça cada um deles:

O Que É O Aplicativo Sicoob? (Fonte: Captura De Tela Do site oficial do Sicoob)

Vou explicar um a um para que você aproveite a função que mais se encaixa na sua necessidade.

Entenda Os 9 Aplicativos Sicoob E Saiba Mais Sobre As Suas Funções:

  1. Sicoob

É o app para quem já é um cooperado. Nele você pode adicionar todas as contas Sicoob, elas ficam disponíveis na tela de acesso e podem ser acessadas ao deslizar para o lado. Confira mais detalhes no site da cooperativa.

Na tela de acesso ficam distribuídas as principais funções do aplicativo: SiccobPay, Pix e Efetivação em dois passos. Com o SiccobPay você pode fazer pagamentos através do QR code. O Pix permite pagar e receber a qualquer momento. A efetivação em dois passos cadastra e realiza operações gerando um QR code.

  1. Sicoobcard

O Sicoobcard é o jeito mais fácil de monitorar as suas compras e gerenciar os seus cartões em tempo real. Através dele você acompanha o limite, à vista e a prazo, dos cartões da linha Clássico, Gold e Platinum. Ao abrir o app é só acessar “Meus Cartões” e selecionar o cartão que deseja acompanhar.

Além disso, o aplicativo te informa a data de fechamento e de vencimento da fatura e possibilita o acesso à fatura digital. Também é possível definir limites de gastos por categorias, fazer o bloqueio e desbloqueio temporário do cartão de crédito e administrar os cartões adicionais.

E sempre que uma compra for efetuada no cartão, uma notificação é enviada para o seu celular. Saiba mais sobre o Sicoobcard acessando o site.

  1. Moob

O app Moob facilita o contato entre você e a sua cooperativa. O objetivo principal é integrar o Sicoob. Para te informar, fica disponível o feed de notícias, com assuntos direcionados para os cooperados e todos os detalhes sobre os eventos.

No menu “Minha Cooperativa”, é possível acessar as informações sobre a sua cooperativa, como endereço, telefone, e-mail e os resultados dos ativos. Você também pode acompanhar as transmissões ao vivo de palestras, assembleias e eleições. Também dá para participar das votações e acompanhar os resultados.

Para anunciar, comprar e vender o aplicativo dispõe da “Comunidade de Negócios”. Lá é possível conferir as fotos dos produtos, negociar valores e tirar dúvidas. Na aba “Univeridade” a Sicoob disponibiliza cursos que abordam diversos temas e capacitam o cooperado. Para saber mais acesse o site do Siccob Moob.

  1. Sipag

Esse é um app para gerir a maquininha do Siccob, com o Sipag você consegue ter um maior controle sobre o seu negócio. O aplicativo te oferece a possibilidade de visualizar as despesas e receitas de forma organizada na “Agenda Financeira”.

Caso precise de capital, tem como antecipar os recebíveis de forma manual ou automática. São fornecidas todas as informações sobre a operação, que só é autorizada mediante a senha do aplicativo.

Você também consegue solicitar novas bobinas para a maquininha e pedir suporte. Uma das funções mais úteis que descobri, foi a análise de vendas em gráficos. As contas do estabelecimento ficam mais visíveis e organizadas. Para instalar o app acesse o site do app Sipag.

  1. Coopcerto

É voltado para quem possui os cartões Coopcerto. O aplicativo faz a gestão dos benefícios como alimentação, refeição, combustível, presente, premiação e controle. Você consegue consultar o saldo e extrato, além de pesquisar os locais que aceitam a rede de cartões.

Outras funcionalidades são a alteração de senha, notificações de cargas, compras e notícias e a localização de estabelecimentos próximos que aceitam os cartões. Se você conhecer um local que aceita o cartão da linha Coopcerto, também é possível indicá-lo por meio do app. Faça o download através do site.

  1. Yoou

O aplicativo do Yoou fornece uma conta digital para quem não é cooperado. Você terá direito às principais funções de uma conta convencional, com a praticidade de fazer tudo pelo celular.

Dentre as funcionalidades estão: depósito, saque, poupança, transferências, pagamentos, recarga de celular e cartão de débito. Para quem quer experimentar a conta digital, o  Sicoob está oferecendo três meses de perfil Premium grátis. Confira mais detalhes no site.

  1. Mapas

Criado para que os associados do Sicoob possam capturar as coordenadas a serem financiadas pela cooperativa. O aplicativo Mapas torna mais preciso o envio das informações à Nova Plataforma de Crédito Rural (NPCR) e ao Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor).

O melhor é que o celular não precisa estar conectado à internet para fazer a captura. Ao abrir o app é só tocar em “Iniciar Captura” e em seguida enviar os pontos que formam a área (gleba).

  1. Minhas Finanças 

Como o próprio nome diz, Minhas Finanças é o app que facilita a organização das suas contas. O aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo que não seja um associado Sicoob. Porém, os cooperados possuem algumas vantagens extra.

O app Minhas Finanças permite que você controle seus recebimentos e gastos por categorias, podendo definir metas de ganho e gastos. Ao permitir uma visualização detalhada dá para planejar o orçamento e economizar com base na sua realidade financeira.

Também está dentro das funções do aplicativo a programação para datas de pagamentos, simulação de financiamentos e investimentos e salvar fotos de comprovantes. O diferencial fica por conta do item “Sonhos”, lá você registra o valor, prazo e quanto está poupando para conquistar seu objetivo.

  1. Faça Parte

O aplicativo é voltado para quem quer se tornar um associado da cooperativa ao abrir uma conta corrente digital. Ele solicita os dados necessários para o cadastro da conta no Faça Parte, que são enviados por foto e preenchimento de formulários.

O valor da cota de participação é de R$20. Os benefícios são os mesmos de quem possui uma conta não digital. Após a abertura da conta, você pode solicitar o cartão de crédito. Saiba mais no site Sicoob.

Agora que você já conhece as opções de aplicativos do Sicoob, vamos ao download.

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store);
  • Procure pelo nome do app Sicoob que deseja baixar;
  • Toque em “Instalar” e aguarde até o aplicativo ser baixado;
  • Abra o app e faça o cadastro ou login;
  • Pronto! Você já pode começar a usar os apps Sicoob.

Como Usar O Aplicativo Sicoob

Se você está usando o app pela primeira vez, aprenda como usar o aplicativo Sicoob. É preciso cadastrar uma senha de acesso, ela será solicitada toda vez que você for usar o aplicativo. Acompanhe o passo a passo:

Como Usar O Aplicativo Sicoob (Fonte: Play Store)
  1. Abra o app e clique em “Adicionar Conta”;
  2. Escolha se seu acesso é “Pessoal” ou “Empresarial” e preencha com os dados solicitados;
  3. Clique em “Criar Senha”, respondas as perguntas e confirme os dados cadastrados;
  4. O aplicativo vai solicitar uma foto sua e abrir a câmera frontal para tirar uma selfie;
  5. Será enviado um código de verificação para o seu celular. Verifique as mensagens de SMS;
  6. Crie a senha de acesso, que deve ter 8 dígitos, e confirme.

Se você esquecer a senha é só repetir os passos acima. Ao abrir a tela inicial do app clique em “Esqueceu sua Senha”. Em seguida você conseguirá alterar a senha.

É necessário, ainda, cadastrar a senha de efetivação. Com ela, você consegue realizar as operações do dia a dia. Ela será solicitada toda vez que você for realizar uma transação financeira. As instruções são semelhantes ao processo da senha de acesso, veja:

  1. Ao tentar realizar uma transação, clique em “Esqueci a senha”;
  2. Leia as informações e toque em “Alterar Senha”;
  3. Confirme os dados cadastrados e responde às perguntas solicitadas;
  4. O app vai abrir a câmera frontal para que você tire uma selfie;
  5. Coloque o código de verificação enviado por SMS para o seu celular;
  6. Crie a senha de efetivação, composta por 4 dígitos para conta pessoal e 6 dígitos para conta empresarial.

Com as duas senhas criadas você consegue usar o app no seu dispositivo, e realizar transações como pagamento de boletos.

Como Liberar O Aplicativo Da Sicoob No Celular

Após baixar o app umas das primeiras perguntas é sobre como liberar o aplicativo da Sicoob no celular. Algumas funções do aplicativo só ficam disponíveis com a liberação do dispositivo.

Para isso é necessário autorizar o acesso do seu smartphone na Rede Sicoob. Você pode fazer a liberação com outro dispositivo, na cooperativa ou na hora. Em caso de três erros, seguidos, nas etapas de autenticação, o acesso é bloqueado por 24h.

  • Liberação Com Outro Dispositivo

Nesta opção, será solicitado o apelido do dispositivo, a validade (período de tempo que o celular pode realizar as operações) e o código de liberação, que deve ser inserido no celular já cadastrado.

  1. No outro dispositivo, vá até o menu lateral;
  2. Toque em  “Outras Opções”, “Segurança” e “Liberação de Celular”;
  3. Informe o código de liberação e faça a leitura do QR Code no aparelho que deseja utilizar.

 

  • Liberação Na Cooperativa Ou Caixa Eletrônico

Se escolher por esta opção, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app Sicoob no seu celular e escolha a opção de atendimento;
  2. Acesse a sua conta. Digite o número da cooperativa, a chave de acesso e a senha de acesso;
  3. Após acessar a conta, toque no menu (no canto superior esquerdo) e selecione qualquer opção de movimentação;
  4. Vai aparecer na tela o cadastro do celular. Informe o apelido, a data de validade (se deixar em branco o prazo será por tempo indeterminado) e a senha de efetivação com 6 dígitos;
  5. Será gerado um código de liberação do aparelho. Salve os dados para liberação;
  6. Vá até o caixa de qualquer agência Sicoob com os dados de liberação;
  7. No terminal de atendimento, entre no menu e selecione “Outras opções”;
  8. Clique em “Liberar/Bloquear dispositivos”;
  9. Escolha “Dispositivo Móvel” e “Liberar Dispositivo Móvel”.

Após este procedimento você poderá usar o celular para movimentar a conta cadastrada. Se preferir vá diretamente na cooperativa que eles vão te explicar como fazer a liberação.

  • Liberação Imediata

Já nesta opção, o app vai te direcionar para o cadastro de um novo dispositivo. Na liberação imediata o limite de operações on-line é reduzido.

  1. Escolha “Liberação Imediata” e “Continuar”;
  2. Informe sua data de nascimento e os quatro primeiros dígitos do seu CPF;
  3. Tire uma selfie;
  4. Digite o código de verificação enviado por SMS.

Como Cadastrar Cartão Sicoob No Aplicativo

Os cartões Sicoobcard são solicitados na cooperativa. Mas afinal, “como cadastrar o cartão Sicoob pelo aplicativo?”. Após fazer a solicitação é só baixar o app Sicoobcard.

Como Cadastrar Cartão Sicoob No Aplicativo (Fonte: captura de tela do site oficial do Sicoob)
  1. Ao acessar o app faça o login e vá até a aba “Cartões” na tela inicial ;
  2. Toque em “Solicitações” e em “Cartão Virtual”;
  3. Escolha o tipo de cartão que você quer, “Único” ou “Recorrente”. O único é temporário e exclusivo para uso único em compras pela internet. O recorrente é para o pagamento de assinaturas mensais, por exemplo;
  4. Clique em “Novo Cartão”;
  5. Escolha um apelido para o cartão e a data de validade dele. No caso do cartão único também é possível definir o valor do limite;
  6. Clique em “Gerar Cartão”, digite a senha de efetivação e a transação será confirmada.

O seu cartão virtual foi gerado. Ao clicar nele você vê as informações sobre o cartão e os dados necessários para realizar compras.

Como Desbloquear Cartão Sicoob Pelo Aplicativo

Se por algum motivo você precisou bloquear o seu cartão, e agora está procurando como desbloquear o cartão Sicoob pelo aplicativo, acompanhe as instruções.

  1. Faça login no app Sicoobcard;
  2. Procure por “Bloqueio/Liberações de segurança”;
  3. Escolha se deseja ativar ou desativar as opções que vão aparecer na tela;
  4. Para algumas opções pode ser necessário digitar a senha.
Como Desbloquear Cartão Sicoob Pelo Aplicativo (Fonte: captura de tela do site do Sicoob)

Você pode fazer o bloqueio e desbloqueio a qualquer momento. Entre as opções estão a de bloqueio temporário do seu cartão, para qualquer tipo de transação, bloqueio para compras pela internet e telefone (não presenciais). Além do impedimento de saques no Brasil e de compras por aproximação.

Agora você já está preparado (a) para usar todos os aplicativos Sicoob. Se esse artigo foi útil para você, aproveite e compartilhe com os seus amigos cooperados.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

DMCA.com Protection Status